'BBB 25'/Sincerão: Vitória, Camilla e Thamiris fogem de embate e Guilherme ganha elogio de júri

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Sincerão desta segunda-feira, 17, contou com uma dinâmica inédita no BBB 25. Os ex-BBBs Arthur Aguiar, Babu Santana e Fernanda Bande, que tiveram destaque nos Sincerões de suas respectivas edições, tiveram o difícil dever de julgar os brothers com argumentos mais convincentes no jogo.

 

A dinâmica envolveu duelos entre os brothers. Os ex-BBBs assistiram à dinâmica da sala, sem que os participantes soubessem, e tiveram de decidir qual deles "mandou bem" ou "pipocou". Quem tivesse o voto negativo sofria consequências.

 

A líder Eva, os emparedados Aline, Mateus e Guilherme e o anjo Renata participaram do Sincerão. Além deles, Vitória Strada foi escolhida para participar por voto popular. Já Camilla, João Gabriel e Thamiris foram escolhidos por Arthur, Babu e Fernanda para participar do jogo.

 

Nos duelos, os participantes teriam de escolher um adjetivo para o seu oponente. Vitória, Camilla e Thamiris, que tinham brigado no domingo, 16, foram criticadas pelo júri de ex-BBBs. Arthur, Babu e Fernanda também elogiaram Guilherme, considerado "craque do jogo". Veja, abaixo, como foi o Sincerão desta segunda.

 

Mateus

 

Hipócrita e saboneteira: Eva

 

O brother citou o primeiro conflito que teve com Eva, na festa do programa. "Todas as vezes que você tem a oportunidade de pontuar as suas questões, sempre busca pela tangente", disse.

 

Avaliação de Arthur, Babu e Fernanda: Mandou bem

Réplica de Eva: A sister afirmou que o brother também foi hipócrita, já que votou nela.

 

Guilherme

Arregona e saboneteira: Renata

 

O brother avaliou ser um "absurdo" Renata ter jogado o voto dela fora na formação do Paredão. "Não entendo como a pessoa chega no Big Brother e joga um voto fora", afirmou.

 

Avaliação de Arthur, Babu e Fernanda: Mandou bem

Réplica de Renata: A bailarina disse que "a decisão de quem eu voto ou não é minha", completando que "seria incoerente e saboneteira" se votasse em Aline.

 

Aline

 

Arregona e saboneteira: Gracyanne Barbosa

 

A sister citou momentos em que Gracyanne falou mal de Diego Hypolito, apesar de eles serem amigos fora da casa.

 

Avaliação de Arthur, Babu e Fernanda: Pipocou

Réplica de Gracyanne: A influenciadora pediu desculpas a Diego. "Você não tem nada para dizer para ele sobre mim e poderia falar na minha cara", disse a Aline.

 

Eva

Insignificante e arregão: Mateus

 

A bailarina afirmou que o brother se tornou "uma pessoa totalmente irrelevante" para ela e reclamou de o arquiteto ter criticado sua indicação ao paredão antes que ela terminasse sua justificativa.

 

Avaliação de Arthur, Babu e Fernanda: Mandou bem

Réplica de Mateus: O brother chamou a sister de "hipócrita". "Para de sabonetar com as pessoas. Se impõe direito aqui", disse.

 

Renata

Falso e incoerente: Mateus

 

A bailarina acusou o grupo do brother de ter as mesmas atitudes que critica.

 

Avaliação de Arthur, Babu e Fernanda: Mandou bem

Réplica de Mateus: O brother acusou a bailarina de "sempre fugir do embate".

 

Vitória Strada

Saboneteira e calculista: Renata

 

A atriz criticou a falta de posicionamento da bailarina. "Ela faz as aproximações dela na casa de forma a conquistar aliados", disse.

 

Avaliação de Arthur, Babu e Fernanda: Pipocou

Réplica de Renata: A bailarina disse que a atriz não tem uma opinião própria. "Fica comprando briga de outras pessoas para poder votar", comentou.

 

Camilla

Arregão: Diogo Almeida

 

A sister citou o último Sincerão e disse que o brother é "muito inteligente". "Ele sabia que ele iria ser 'esculhambado' se ele nos chamasse", afirmou.

 

Avaliação de Arthur, Babu e Fernanda: Pipocou

Réplica de Diogo: O ator afirmou que "já tinha falado tudo o que tinha para falar".

 

Thamiris

Arregão, desnecessário e chato: Diogo Almeida

 

A sister disse que vai continuar defendendo seus embates e criticou a justificativa e a postura de Diogo no último Sincerão.

 

Avaliação de Arthur, Babu e Fernanda: Pipocou

Réplica de Diogo: O ator diz que "só quem sabe dos sentimentos dele é ele" e voltou a citar as desculpas que pediu a Aline.

 

João Gabriel

Desnecessária e forçada: Aline

 

O brother comentou a última formação do paredão, em que teve uma discussão com a sister, e criticou ter sido chamado de mentiroso.

 

Avaliação de Arthur, Babu e Fernanda: Pipocou

Réplica de Aline: A sister afirmou que o brother não foi claro pelo que pediu desculpas no último Sincerão. "Comigo não, amor", finalizou ela.

Em outra categoria

Os ferroviários desistiram da paralisação prevista para esta quarta-feira, 26, em protesto contra a concessão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) à iniciativa privada. A gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) prevê o leilão dos ramais do transporte sobre trilhos na sexta-feira, 28.

A decisão de cruzar os braços havia sido aprovada no dia 20, mas precisava ser confirmada em assembleia nesta terça-feira, 25. Após audiência com a CPTM na Justiça do Trabalho, o Sindicato Central do Brasil aceitou a proposta de usar roupas pretas e conversar com os passageiros nos próximos dias, mas manter a operação normal das linhas de trem.

Segundo Luiz Barbosa Junior, diretor do sindicato, outra proposta do Ministério Público do Trabalho (MPT) é de que a categoria tenha representantes na comissão de transição para o novo modelo de operação das linhas.

SP realiza leilão das linhas de trens 11, 12 e 13

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), informou que realizará na próxima sexta-feira, 28, o leilão do Lote Alto Tietê, que contempla a concessão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade de trens.

"A sessão pública ocorrerá na B3, em São Paulo, e prevê um investimento de R$ 14,3 bilhões ao longo de 25 anos da futura concessão, com melhorias significativas para os passageiros e ampliação dos serviços prestados", de acordo com comunicado do governo estadual.

Ainda de acordo com a gestão estadual, a concessão trará melhorias operacionais, estruturais e tecnológicas para os passageiros, incluindo a requalificação das três linhas e a ampliação da rede ferroviária.

"Serão construídas oito novas estações e reformadas 24 já existentes, além da eliminação de todas as passagens em nível, que serão substituídas por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas, garantindo mais segurança para os passageiros e maior fluidez no trânsito urbano."

Até 2040, a previsão é que as três linhas transportem juntas 1,3 milhão de passageiros por dia em média útil." A concessão permitirá a redução do intervalo entre trens, garantindo uma operação mais eficiente nas diferentes linhas", segundo o governo estadual.

Linhas já concedidas

As linhas 8 - Diamante e 9 - Esmeralda são operadas pela ViaMobilidade desde janeiro de 2022. Ao longo dos últimos anos, porém, ambas registraram inúmeras falhas e o Ministério Público de SP chegou a recomendar que o contrato fosse rompido. Em agosto de 2023, a concessionária assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MP se comprometendo a implementar melhorias.

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, comentou nesta terça-feira, 25, tarde a ação dos prefeitos do estado de São Paulo para evitar renovação contratual da Enel. Ele respondeu que o pedido faz "parte do processo normal e democrático" e reiterou que o órgão regulador "só está cumprindo" o decreto presidencial sobre o tema.

A Prefeitura da capital paulista e os prefeitos de cidades da região metropolitana de São Paulo atendidas pela Enel anunciaram nesta segunda-feira, 24, que vão mover uma ação conjunta contra a Aneel.

"Eventual insurgência teria que ser contra o decreto. Se há algum inconformismo, estamos à disposição das autoridades locais para explicar", declarou em conversa com jornalistas. "Alguma ou outra manifestação de autoridade local, nós fornecemos todas as informações e continuamos à disposição", mencionou.

Leilões

Sandoval Feitosa disse ainda que teve reunião com o secretário do Ministério de Minas e Energia, Thiago Barral, para tratar de pequenos ajustes de datas em leilões para o fim do ano, o que deve afetar - se acatado - os leilões de transmissão. O diretor-geral reconheceu, inclusive, a possibilidade de consultas públicas com prazos reduzidos, a depender da necessidade.

Ele explicou que normalmente há 105 dias para a preparação do certame, incluindo consultas, avaliação dos resultados das consultas e edital. Esse prazo vai precisar ser reduzido para acomodar os 6 leilões em 2025.

Um tubarão da espécie Mako (Isurus oxyrinchus), considerado raro e em risco de extinção, foi filmado por mergulhadores no domingo, 23, após ser visto nas águas do Rio de Janeiro, entre as Ilhas Cagarras e a Praia de Ipanema. O registro foi publicado nas redes sociais pela escola de mergulho Macau Dive e também pela ONG Instituto Mar Urbano, que se apresenta como uma entidade focada em compartilhar conhecimento sobre o ambiente marinho.

"A gente carimbou no nosso álbum de figurinhas do Instituto Urbano um tubarão Mako, pela primeira vez, vivo aqui nas nossas águas", disse Ricardo Gomes, diretor da ONG, que tranquilizou a população sobre os perigos de ter um animal como esse próximo das praias cariocas.

"Não é uma notícia para a gente ficar com medo, para causar alarme, o Rio de Janeiro tem um histórico quase zero de incidentes de tubarão", afirmou. Na avaliação dos pesquisadores, quem corre mais riscos são os próprios animais. Cerca de 80 milhões deles são mortos anualmente, afirma o Instituto Mar Urbano.

A espécie é conhecida por nadar a uma velocidade de 70 km/h e ser um predador importante para o equilíbrio do ecossistema marinho.

O instrutor de mergulho Andrew Macau descreveu o momento em que ele e seus alunos avistaram o tubarão. "Nós estávamos chegando próximo da Ilha das Cagarras, quando observamos uma nadadeira caudal e a dorsal vindo em nossa direção", disse.

Ele parou a embarcação e, para a surpresa de Macau, o animal foi até os mergulhadores, que já começaram a gravar com a câmera subaquática. "Foi a primeira vez que eu tive a oportunidade de avistar um no Rio de Janeiro", disse o instrutor.

Macau explica também que os mergulhadores chegam a desembolsar cerca de R$ 6 mil para nadar ao lado de tubarões, em locais como a Colômbia. Com a confirmação de que o animal também está presente no Brasil, o instrutor acredita que novos interessados poderão aproveitar os serviços da sua escola de mergulho.

"Saber que o meu público pode pagar bem mais barato para ter a oportunidade de estar avistando, fotografando, interagindo com os tubarões é muito interessante", diz Macau. "Mas sempre com segurança e não incomodando os animais", acrescentou o mergulhador.

Confira o vídeo aqui