Tiago Leifert revela ex-BBB favorito e diz manter contato com participantes

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Tiago Leifert, que comandou o Big Brother Brasil de 2017 a 2021, não escondeu seu participante favorito entre todas as edições do reality. Durante uma gravação do Programa Silvio Santos, no SBT, ele contou que tem um carinho especial por Gil do Vigor.

 

"É o Gil do Vigor. Tenho contato com ele. Converso com vários ex-BBBs pelo Instagram, pelo WhatsApp, dou palpites, encho o saco, mas tenho um bom relacionamento com muitos ainda", disse o apresentador.

 

Leifert destacou a importância de Gilberto Nogueira no BBB 21, edição vencida por Juliette Freire. "O Gil foi muito importante no BBB 21. É um cara que gosto muito", afirmou. No programa, o economista ficou em quarto lugar e conquistou o público com seu carisma.

 

Patrícia Abravanel, que comanda a atração no SBT, quis saber se havia algum ex-BBB de quem ele não gosta. Leifert confirmou, mas evitou citar nomes. "Tem um sim, só que não vou falar porque quero ter paz. Nada contra a pessoa, mas não gosto de gente retranqueira, que vai para não jogar", respondeu.

Em outra categoria

A Polícia Civil de São Paulo apreendeu nesta segunda, 23, dois adolescentes suspeitos de participar da tentativa de assalto que terminou com a vice-cônsul da Colômbia, Claudia Ortiz Vaca, baleada no último dia 14, na capital paulista. Ela passava ao lado de onde aconteceu o roubo, na Avenida Nove de Julho, nos Jardins. Claudia foi atingida depois de um policial militar de folga intervir e disparar contra o trio que tentava levar o celular da passageira de um táxi.

A identidade e a idade dos adolescentes não foram informadas. A Secretaria da Segurança Pública do Estado disse que a dupla detida estava envolvida com o assalto, mas não confirmou se eles estavam na cena do crime ou deram suporte remotamente. Um dos rapazes que abordou o taxi, Bruno Narbutis Borin, de 19 anos, já está detido.

A defesa dos suspeitos informou, na ocasião, que o trio não estava armado e que os disparos que atingiram a vice-cônsul colombiana não partiram dos rapazes. A reportagem procurou os advogados de defesa dos suspeitos nesta segunda para comentar sobre a apreensão dos dois adolescentes, e aguarda retorno.

De acordo com a pasta, a dupla foi capturada depois de um trabalho de investigação do 78° Distrito Policial (Jardins). "Ambos possuem diversos registros por atos infracionais análogos a roubos e furtos", informou. Os dois jovens foram encaminhados à Fundação Casa.

Relembre o caso

Os três são suspeitos de participar de uma tentativa de assalto contra uma passageira de um táxi parado no semáforo na Nove de Julho, na manhã do dia 14.

O trio chegou a quebrar o vidro do veículo para praticar o assalto. Um PM de folga presenciou a cena, interveio e atirou contra os suspeitos, que conseguiram escapar. Horas depois, Bruno foi detido.

Um dos disparos atingiu Claudia, que passava pela calçada no momento da perseguição. Câmeras de monitoramento da rua registraram o momento em que ela é baleada.

A vice-cônsul precisou ser hospitalizada e foi levada para o Hospital Albert Einstein, onde passou por uma cirurgia. Até a última atualização do Consulado da Colômbia, o estado de saúde da vítima era estável.

Questionado sobre se Cláudia já recebeu alta médica, o hospital informou que atualizações sobre o estado de saúde da mulher são de responsabilidade do consulado, que não respondeu aos contatos da reportagem.

O policial de folga disse à polícia, em depoimento, que não sabia precisar quantos disparos havia dado. Ele informou que a diplomata colombiana esbarrou em um dos ladrões e caiu no chão. A secretaria, em nota, informou que a PM abriu inquérito Policial Militar (IPM), que segue em andamento.

A secretária de assuntos internacionais do Ministério da Fazenda e coordenadora da trilha financeira da presidência brasileira nos Brics, Tatiana Rosito, disse nesta segunda-feira, 24, que a gestão brasileira não vai buscar ampliar os compromissos dos 11 países-membros com financiamento climático, mas sim criar consensos para uma atuação conjunta extra bloco que garantam US$ 1,3 trilhão de financiamento público e privado nessa frente.

"Não estamos discutindo ampliar NDCs (contribuições nacionalmente determinadas), nem discutindo contribuições voluntárias. O que está em discussão (nos Brics) é construir convergências sobre a mobilização de recursos públicos e privados para chegar a US$ 1,3 trilhão externo, recursos preponderantemente de países desenvolvidos, públicos ou concessionais", disse Rosito.

O financiamento climático aparece como um dos seis objetivos da trilha de finanças da gestão brasileira do grupo e inaugura discussão pouco usual dentro do bloco. "Estamos buscando uma agenda mais ousada, até por estarmos na presidência do Brics e da COP 30", disse.

Segundo Rosito, já há posicionamentos convergentes dentro do bloco nesta seara, mas a ampliação disso será importante para negociações que devem acontecer dentro da COP 30, que acontece em outubro, em Belém.

Ela destacou a discussão sobre a origem e os recursos e apoio financeiro a projetos de infraestruturas resilientes às mudanças climáticas, que aparece de forma mais destacada no quarto objetivo da trilha, de "avançar no diálogo intra-Brics e na cooperação em PPPs, tributação e alfândega".

O mês de abril reserva alguns feriados nacionais e estaduais pelo Brasil. Em alguns casos, como no Rio de Janeiro, a quantidade de dias de recesso pode chegar a seis (veja mais abaixo).

O próximo feriado nacional programado é o da Sexta-feira Santa, que cairá em 18 de abril. Como no 21 também será feriado, o Dia de Tiradentes, haverá um recesso longo de quatro dias com a junção do final de semana, incluindo o domingo de Páscoa, 20, em todo o País.

No Rio de Janeiro, no entanto, a situação será ainda mais atípica, já que o Dia de São Jorge feriado local, é comemorado na quarta-feira, 23 de abril.

Por isso, a população fluminense poderá unificar os seis dias em um grande e único feriadão graças ao final de semana (19 e 20) e por conta de um dia de emenda entre eles (terça-feira, 22).

No Espírito Santo, será feriado estadual no dia 28 de abril, uma segunda-feira, dia da Nossa Senhora da Penha, que homenageia a padroeira do Estado capixaba.

Feriados nacionais e estaduais em abril pelo Brasil

18 de abril: Sexta-feira Santa (feriado nacional);

20 de abril: Domingo de Páscoa;

21 de abril: Dia de Tiradentes (feriado nacional);

21 de abril: Data Magna (feriado estadual em Minas Gerais);

21 de abril: Fundação de Brasília (feriado estadual no Distrito Federal);

23 de abril: Dia de São Jorge (feriado estadual no Rio);

28 de abril: Dia da Nossa Senhora da Penha (feriado estadual no Espírito Santo).

Feriados e pontos facultativos de 2025

Não vai demorar para o brasileiro ter novamente uma pausa: no dia 1° de maio, é celebrado o Dia do Trabalhador, um feriado nacional. Como cairá em uma quinta-feira, é possível que alguns lugares emendem a sexta e façam da data outro recesso longo de quatro dias de duração - contando o final de semana, 2 e 4 de maio.

Confira a lista dos próximos feriados nacionais e pontos facultativos ao longo de 2025

18 de abril (sexta-feira), Paixão de Cristo (feriado nacional);

21 de abril (segunda-feira), Tiradentes (feriado nacional);

1º de maio (quinta-feira), Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);

19 de junho (quinta-feira), Corpus Christi (ponto facultativo);

20 de junho (sexta-feira), ponto facultativo;

9 de julho (quarta-feira) - Revolução Constitucionalista, Data Magna do Estado de São Paulo (feriado estadual);

12 de outubro (domingo), Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);

28 de outubro (terça-feira), Dia do Servidor Público federal (ponto facultativo)

2 de novembro (domingo), Finados (feriado nacional);

15 de novembro (sábado), Proclamação da República (feriado nacional);

20 de novembro (quinta-feira), Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional);

24 de dezembro (quarta-feira), Véspera do Natal (ponto facultativo após as 13 horas);

25 de dezembro (quinta-feira), Natal (feriado nacional);

31 de dezembro (quarta-feira), Véspera do Ano Novo (ponto facultativo após as 13 horas).