Eliminada do 'BBB 25', Thamiris contesta edição e Gil do Vigor confronta: 'foi justo'

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Thamiris, última eliminada do BBB 25 na noite desta terça-feira, 11, foi ao Bate-Papo BBB com Ceci Ribeiro e Gil do Vigor. Durante o programa, a ex-sister pôde rever alguns momentos dos embates que teve com Vitória e contestou a edição do programa. Mas a web não gostou: internautas apontaram que a nutricionista não demonstrou arrependimento com suas atitudes.

 

Em um determinado momento, enquanto explicava sobre o "tomara" que soltou no quarto (sobre a eliminação de Matheus e Vitória Strada), Thamiris disse para Ceci: "Não me olha com essa cara não, gata".

 

"Acho que eu estava não querendo que a Gracyanne fosse, e saiu essa palavra e ficou essa interpretação. Eu nunca desejei que a Vitória fosse para o Paredão", completou a irmã de Camilla.

 

Já na retrospectiva de alguns momentos, a ex-sister questionou a produção por recortar momentos e "editar" o que foi dito: "Gente, são cortes. Eu quero ver a parte toda para eu poder entender o que estava acontecendo ali". Ela arrematou que os recortes poderiam difamar suas falas e colocá-la de maneira negativa.

 

"Todo mundo aqui assistiu o tempo inteiro. Você fala muito sobre esse 'a edição coloca', e não teve isso. Eu posso falar porque eu assisto o programa e o programa foi justo com o que aconteceu", discordou Gil do Vigor.

 

Ele também corrigiu alguns apontamentos da nutricionista: "Antes da briga inclusive vocês estavam falando dela [Vitória]".

 

Quando perguntada sobre Vitória, Thamiris explicou que não aceitava algumas de suas atitudes, mas que gostava dela de verdade.

 

Sobre isso, Gil a aconselhou: "Eu falo por mim. Quando eu saí do programa, eu vi que errei. Eu sabia da minha intenção, mas quando eu vi, eu também não podia questionar do público ter uma percepção diferente".

 

Em comentários das publicações do Bate-Papo BBB, internautas ressaltaram as atitudes de Thamiris. "Deveria ter saído com mais de 90% [de eliminação]", escreveu uma internauta. "Muito desrespeitosa", registrou outro.

 

Outros torceram para que Ana Maria BRaga, que apresenta o Café da Manhã com o Eliminado nesta quarta, fosse incisiva com Thamiris: "Vai ser curioso ver o desastre acontecer".

Em outra categoria

Nesta segunda-feira, 1, Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um comunicado pedindo a ampliação do acesso a novas ferramentas de prevenção ao HIV e marcando a abertura do Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre prevenção e tratamento da doença.

Entre as recomendações está a expansão do acesso ao lenacapavir, medicamento de uma nova classe de antirretrovirais que ajuda a reduzir infecções pelo vírus. Neste ano, a OMS aprovou diretrizes para o uso do remédio injetável, administrado duas vezes ao ano, como uma alternativa de longa duração aos comprimidos orais usados na prevenção do HIV. O remédio passa a integrar as opções de profilaxia pré-exposição (PrEP).

Para o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ferramentas como o lenacapavir são promissoras para alterar a trajetória da epidemia de HIV. "Ampliar o acesso a essas ferramentas para pessoas em risco de HIV em todo o mundo deve ser a prioridade número um para todos os governos e parceiros", diz no comunicado.

A entidade também se posicionou contra os cortes no financiamento de serviços essenciais de saúde - no início deste ano, Donald Trump anunciou que os Estados Unidos, maiores doadores da OMS, iriam deixar a organização.

Segundo a OMS, as quedas abruptas no investimento internacional em 2024 resultaram em interrupções nos serviços de prevenção, testagem e tratamento do HIV. Programas fundamentais, como iniciativas de redução de danos para pessoas que usam drogas injetáveis e a própria oferta de PrEP, foram reduzidos ou encerrados em alguns países.

De acordo com a Coalizão de Defesa da Vacina contra a Aids, em outubro de 2025, cerca de 2,5 milhões de pessoas que utilizavam PrEP em 2024 perderam o acesso ao medicamento devido aos cortes de financiamento para o combate à doença.

Em 2024, a OMS contabilizou 1,3 milhão de novas infecções por HIV. Segundo dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), 49% desses casos ocorreram entre profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens, mulheres trans e pessoas que usam drogas injetáveis. Atualmente, estima-se que 40,8 milhões de pessoas convivam com o HIV no mundo.

A OMS mantém um esforço global para acabar com a Aids até 2030 e reforça no comunicado que a prevenção e o tratamento do HIV devem ser tratados como prioridade mundial, especialmente para as populações mais vulneráveis.

A Prefeitura de São Paulo incluiu na lei do reajuste do IPTU um artigo que prevê a isenção do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para os imóveis do programa habitacional Pode Entrar.

O projeto de lei com a medida, de autoria do Executivo, já foi aprovado na Câmara e sancionado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB).

O Pode Entrar é similar ao Minha Casa, Minha Vida: empreiteiras são contratadas pela Prefeitura para construir moradias subsidiadas, destinadas a famílias de baixa renda. O programa também permite à gestão municipal adquirir imóveis prontos para essa destinação e tem despertado grande interesse de construtoras.

A Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab) já firmou 21.459 contratos de aquisição de moradias pelo Pode Entrar desde 2023, quando foi lançado. Cerca de 10 mil dessas habitações estão em fase de conclusão de obras para, então, serem entregues aos beneficiários.

O ITBI é cobrado na compra de imóveis, permitindo que a documentação do local possa ser transferida para o nome do novo proprietário. O imposto corresponde a 3% do valor venal da propriedade, calculado a partir de informações do mercado imobiliário e da transação.

A Prefeitura justifica a isenção para o Pode Entrar apontando que o ITBI já não é cobrado de habitações de interesse social (HIS). "A isenção de ITBI para HIS já foi autorizada pela Câmara. Mas, como no Pode Entrar a Prefeitura compra o imóvel já construído e repassa para os beneficiários da política de HIS, a isenção foi descaracterizada", afirmou o subsecretário da Receita Municipal, Thiago Rubio Salvioni durante uma audiência pública na Câmara Municipal acerca do projeto de lei em outubro.

Segundo o subsecretário, a ideia "é justamente para que os beneficiários dessa política habitacional [Pode Entrar] não paguem o ITBI na transferência". "É mais um aceno muito importante para a população mais carente dessa cidade", completou.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para tempestades em diversos Estados do País. O aviso indica a possibilidade de chuva de até 100 mm/dia, ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo.

Veja os Estados afetados - aviso válido até terça-feira, 2:

- Mato Grosso do Sul

- Santa Catarina

- Paraná

- Rio Grande do Sul

- Amazonas

- Roraima

- Rondônia

- Mato Grosso

- Pará

- Tocantins

- Maranhão

Cidade de São Paulo

A capital paulista deve ter mais uma semana marcada por sobe e desce de temperaturas. Nesta segunda-feira, 1º, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima deve ser de 35ºC. Após frente fria que traz fortes chuvas na quarta-feira, 3, os termômetros também devem cair. Na quinta-feira, a máxima deve chegar no máximo aos 22ºC.

Ainda nesta segunda-feira, a chegada da brisa marítima podem causar chuvas rápidas e isoladas no fim da tarde. "A propagação de uma área de baixa pressão pelo Estado de São Paulo deve mudar o tempo, favorecendo o retorno das chuvas e amenizando o calor no decorrer desta semana", afirma o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo.