Morre Ricardo Braga, considerado 'sósia' de voz de Roberto Carlos, aos 73 anos

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Morreu aos 73 anos nesta quarta-feira, 26, o cantor Ricardo Braga, conhecido por ser "sósia de voz" de Roberto Carlos. A informação foi confirmada em uma publicação conjunta no Instagram da gravadora MD Digital Music, que não confirmou a causa da morte.

 

"Hoje, o mundo da música perdeu uma pessoa brilhante. O nosso querido Ricardo Braga nos deixou, mas o seu legado será eterno com as suas músicas que transformaram e emocionaram todos nós. Descanse em paz nosso querido amigo Ricardo Braga", diz a publicação. Artistas como Ovelha e a apresentadora Lully lamentaram a perda.

 

"E nesta tarde parte da história da música se silencia para dar voz à saudade de Ricardo Braga", escreveu Lully. "Que a cada partida, saibamos compreender o quão é importante viver intensamente, ser e fazer a diferença."

 

Vida e carreira de Ricardo Braga

 

Nascido em Mogi das Cruzes, SP, Ricardo Braga já cantava há 10 anos quando um dos integrantes da dupla Ponto & Vírgula sugeriu que ele gravasse canções de Roberto Carlos, justamente por notar que os timbres das duas vozes eram muito próximos.

 

Em 1978, Ricardo seguiu o conselho e lançou a coletânea Roberto Collection, um disco que fez sucesso devido à semelhança entre as duas vozes, e chegou a atingir a marca de 400 mil cópias vendidas. Inicialmente, a grande curiosidade do público era descobrir quem era o dono daquela voz, já que o disco foi lançado sem revelar o cantor. A informação foi divulgada no Fantástico, dando ainda mais projeção ao artista.

 

Em entrevista concedida em 2023 à Rádio Bandeirantes, ele revelou como começou a admiração pelo Rei: "Quando vi Roberto Carlos, a minha inspiração, cantando, eu falei: 'Nossa, esse cara sou eu'. Naquela época! Comecei a cantar as canções dele e nunca mais parei. Uma coisa predestinada, do destino mesmo."

 

Após este sucesso inicial, Braga lançou outros trabalhos para tentar se manter no auge, como os álbuns Uma Estrela Vai Brilhar, Sentimentos e Coração de Segunda Mão. Seu perfil no Spotify tem cerca de 20 mil ouvintes mensais.

Em outra categoria

Os fenômenos meteorológicos que atingiram o Paraná também afetaram cidades do estado vizinho Santa Catarina.

Segundo a Defesa Civil do Estado, três tornados causaram danos às cidades de Dionísio Cerqueira, Xanxerê e Faxinal dos Guedes, entre sexta-feira e sábado, com ventos de pelo menos 105 km/h.

Os tornados são resultado da passagem de uma frente fria e de um ciclone extratropical sobre o Oceano Atlântico, que criou um ambiente instável de descargas elétricas, granizo e ventos intensos na região.

O órgão informou que os tornados tiveram duração de poucos minutos, mas causaram danos intensos: casas foram parcialmente destruídas, especialmente destelhadas, pessoas estão desalojadas.

As três cidades também registraram inúmeras quedas de árvores, escolas interditadas, importantes vias fechadas e interrupção no fornecimento de energia elétrica - mais de 40 mil endereços ficaram sem luz durante o final de semana.

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 é "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira", segundo informou o Ministério da Educação (MEC). Mais de 4,8 milhões alunos estão inscritos para fazer a prova neste domingo, 9, e no próximo, dia 16.

Neste domingo, os estudantes resolverão questões de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; além da redação.

Relembre os temas de edições anteriores

O texto deve ser desenvolvido a partir da situação-problema proposta na prova e dos materiais de apoio, que auxiliam na reflexão sobre o tema.

Nos últimos anos, os temas de redação do Enem abordaram desde o papel da mulher e a valorização dos povos tradicionais até questões como doenças mentais e o comportamento do usuário na internet.

No ano passado, o tema foi "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil". O debate sobre a valorização da herança africana tem crescido no Brasil nos últimos anos, assim como as discussões sobre estratégias para superar o racismo e as desigualdades.

Em 2023, o tema foi "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil". A temática foi considerada inesperada pelos professores de cursinho, mas extremamente relevante.

O tema abordado em 2022 foi "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil", que promoveu discussões sobre o direito à cidadania e a importância de zelar pela preservação da história no País.

Em 2021, o assunto foi "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil", a respeito da participação do Estado em prover visibilidade a pessoas sem documentos essenciais, como certidão de nascimento.

Em 2020, o tema foi "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira" e, em 2019, a redação tratou da "Democratização do cinema no Brasil"

Em 2018, foi escolhido o assunto "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet", com discussões sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), e, em 2017, o tema foi "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil", abordando a inclusão social.

A laje de uma casa desabou na noite deste sábado, 8, durante uma cerimônia religiosa no bairro da Mata Escura, em Salvador. Três pessoas morreram e outras dez ficaram feridas.

Entre as vítimas fatais está o padre Carlos Augusto da Cruz Silva, de 45 anos, que atuava como Vigário Episcopal para o Serviço da Caridade e era pároco da Paróquia Santos Cosme e Damião. O religioso participava de um encontro na residência de familiares quando a estrutura desabou, de acordo com informações divulgadas pela igreja.

As outras duas vítimas ainda não tiveram seus nomes divulgados.

Em nota, a Arquidiocese de Salvador lamentou a morte do padre e das demais vítimas, afirmando que "se une em oração pelos familiares, amigos e por todos os atingidos por esse trágico acontecimento".

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) expressou solidariedade e informou que o governo estadual acompanha o caso, oferecendo apoio e assistência às famílias.

As causas do desabamento ainda estão sendo investigadas.