Shawn Mendes mostra que é 'devoto' do Brasil e faz referência a Fernanda Torres no Lollapalooza

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Shawn Mendes voltou a demonstrar seu amor pelo Brasil nesta noite de sábado, 29, no Lollapalooza 2025. O cantor canadense foi a principal atração do segundo dia de festival e fez uma apresentação bastante parecida com a do Rock In Rio 2024, mas marcado por muitos "Eu te amo" e "Obrigado", emoção do cantor e do público, um cover de Mas Que Nada e até uma pequena referência à atriz Fernanda Torres.

O roteiro foi bem parecido com o do Rock in Rio 2024, quando passou pelo País pela última vez, há apenas seis meses, mas isso não tirou a emoção da apresentação. Naquele momento, Shawn estava voltando de uma pausa para cuidar da saúde mental e escolheu justamente o Brasil para seu grande retorno. Dessa vez, reafirmou sua devoção aos fãs brasileiros, não poupando elogios ao público.

"São Paulo, como está?", gritou em português em meio à abertura com There's Nothing Holding Me Back. Depois, em uma das primeiras interações com a plateia, disse algo nas linhas de "Não importa para onde vamos no mundo, o amor e o apoio nunca é igual ao que temos aqui, no Brasil." Os fãs, claro, retribuíram - em Wonder e Treat You Better, o coro já era bem impressionante.

A novidade para a vinda neste Lollapalooza foi o lançamento do disco Shawn, de novembro. Mesmo assim, só tocou três músicas do álbum, preferindo manter uma setlist mais balanceada com as canções mais famosas. Justo.

Em Heart of Gold, ele repetiu uma história que contou no Rock in Rio, sobre um amigo que morreu e como o luto o atingiu anos depois. Nesse momento, algo bem bonito aconteceu: os fãs mais próximos ao palco levantaram balões amarelos em forma de homenagem.

Shawn manteve aquele sorriso sincero durante toda a apresentação. No final de Ruin, desceu para a galera e abraçou os fãs, algo que se repetiu outras duas vezes. Pegou uma bandeira do Brasil, que ficou pendurada nos instrumentos pelo restante do show, e ainda completou o look de camisa transparente com um chapéu de caubói presenteado por um fã.

Emocionou com Never Be Alone, com vídeos do inicio de sua carreira no telão, e seguiu para o melhor momento do show, que começou com Youth. Shawn lembrou de quando tocou por aqui em 2019, em show em que protestou contra as mudanças climáticas. Em seguida, convidou músicos brasileiros ao palco, que finalizaram a canção em ritmo de samba.

Ai veio o cover de Mas Que Nada, com ajuda da plateia. No final, o cantor soltou, em português, "A vida presta". A frase ficou famosa após ser dita por Fernanda Torres em vídeo no Instagram comemorando a indicação ao Globo de Ouro pelo filme Ainda Estou Aqui.

Shawn Mendes cantou ainda Stitches, It'll Be Okay, If I Can't Have You e Why Why Why antes de encerrar com In My Blood, que teve até fogos de artifício.

As demonstrações de carinho cresceram o show e contribuíram para evitar um "repeteco" sem nenhuma novidade. Ajuda também o fato de que Shawn está na fase mais madura da carreira até agora, com banda sólida, bons arranjos e se provando um ótimo vocalista. A boa recepção por aqui é por mérito e dgosto de ver um artista valorizar isso.

Em outra categoria

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu neste domingo, 19, um alerta de frio intenso. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) do órgão estadual, nos próximos dias, as temperaturas terão queda acentuada, com previsão de mínimas de 8°C para a Região Metropolitana, 5°C para a Serra da Mantiqueira, 9°C no Vale do Ribeira e regiões de São José dos Campos e Itapeva, e 10°C nas regiões de Sorocaba e Campinas.

O CGE prevê ainda mínimas de 11°C nas regiões de Bauru e Araraquara, 12°C nas regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, e 14°C na Baixada Santista e Litoral Norte.

Para a capital paulista, o dia mais frio será na terça-feira, 21, com mínima prevista de 10°C, 6,5°C abaixo da mínima média do período. A máxima não deve passar de 19°C.

Com a temperatura abaixo da média, o governo paulista ativou o Abrigo Solidário na Estação Pedro II, da Linha 3-Vermelha do Metrô, na noite deste domingo. A medida visa oferecer acolhimento emergencial à população em situação de rua durante os dias mais frios.

A ação deve ocorrer até a manhã da quarta-feira, 22. Durante todos os dias de funcionamento, o abrigo disponibilizará alimentação, colchões, cobertores e acolhimento a pessoas em situação de rua.

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), deflagrou uma operação para desarticular fraudes em provas de residência médica no País. A informação foi divulgada pela PF neste domingo, 19.

A operação foi batizada de R1, em referência ao primeiro ano em que os médicos atuam como residentes.

As investigações apontaram que o grupo se preparava para fraudar o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), aplicado neste domingo.

O esquema operaria de duas formas: transferindo as respostas corretas aos candidatos por meio de dispositivos eletrônicos e utilizando indivíduos para realizar o exame no lugar dos candidatos, mediante o uso de documentos falsos.

"Após as provas, cada candidato pagaria R$ 140 mil em caso de aprovação", diz a nota da PF.

Prisões

A equipe policial cumpriu mandado de busca e apreensão na casa de um dos suspeitos, na cidade do Rio de Janeiro, de forma simultânea à busca pessoal realizada ao término da prova.

No total, quatro homens e uma mulher que participavam do exame foram presos. Além disso, em um hotel na cidade de Juiz de Fora (MG), a PF prendeu três homens que seriam responsáveis por transmitir as respostas por meio de pontos eletrônicos, totalizando oito prisões.

Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal de Juiz de Fora para depoimento, e os dispositivos apreendidos serão submetidos à perícia.

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) confirmou neste domingo, 19, que realizará dois simulados antes da prova oficial do vestibular em 2026. Os testes ocorrerão em 26 de abril e em 26 de julho do ano que vem, de acordo com a assessoria da instituição.

O anúncio veio após a aplicação de um simulado organizado pela entidade neste domingo, 19.

Segundo comunicado divulgado pela Fuvest, 7.926 candidatos participaram da prova, com uma taxa de abstenção de 12,8%.

Os participantes responderam 90 questões, mesmo número de perguntas da prova oficial, considerada a principal forma de ingresso nos cursos de graduação na Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com Gustavo Monaco, diretor executivo da fundação, a prova refletiu mudanças anunciadas recentemente, com maior interdisciplinaridade e exigência direta de conteúdos de Filosofia, Sociologia, Artes e Educação Física.

A prova do simulado e seu respectivo gabarito podem ser acessados no seguinte endereço na internet: https://www.fuvest.br/fuvest-2026-primeira-edicao-do-simulado-da-fuvest-refletiu-as-mudancas-no-programa-do-vestibular/