Francisco e Flor Gil homenageiam Preta Gil com tatuagem

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Poucos dias após a morte de Preta Gil, a saudade deu lugar a uma nova forma de homenagem. Nessa quinta-feira, 31, o cantor Francisco Gil e sua prima, Flor Gil, revelaram uma tatuagem em tributo à artista, que morreu aos 50 anos, vítima de um câncer colorretal.

Em uma publicação nas redes sociais, os dois aparecem exibindo o nome "Preta" tatuado na lateral das mãos. A escolha do local carrega um significado especial: Preta Gil também costumava marcar a própria pele com nomes. No antebraço, ela trazia as palavras Francisco e Sol de Maria Gil, sua neta. Na mão, estava tatuado o apelido "Drão", da mãe de Preta, Sandra Gadelha.

"Típico de mainha. Agora foi nossa vez", escreveu Francisco em story. "Um amor que vai além do céu, por ela", legendou Flor.

Conhecida por sua ligação com a espiritualidade, Preta Gil tinha diversas tatuagens que representavam sua fé e sua história familiar. Nos antebraços, além do nome do filho e da neta, estavam escritas as palavras "Jesus" e "Amor". Na parte interna do braço, ela havia desenhado um espelho, símbolo de Oxum, orixá associada à beleza e à fertilidade, além de três corações.

Francisco e Flor estiveram ao lado da cantora durante seu tratamento nos Estados Unidos. A artista se submetia a uma imunoterapia experimental, considerada a última alternativa para pacientes em estágio avançado da doença.

A morte da cantora, no dia 20 de julho, comoveu o País e gerou homenagens em diversas esferas da cultura brasileira.

Em outra categoria

Um segurança das Casas Bahia foi morto durante um assalto, na noite da quarta-feira, 12, na zona sul de São Paulo. O caso aconteceu na loja que fica na Avenida Dona Belmira Marin, em Cidade Dutra, na região do Grajaú.

A vítima, de 48 anos, chegou a ser socorrida ainda no local, mas não resistiu aos ferimentos, informou a Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado.

Os policiais militares chegaram à loja quando o segurança estava sendo atendido. Ele levou um tiro na cabeça, segundo a secretaria.

De acordo com a SSP, o segurança foi abordado pelos criminosos e teve a arma levada por eles.

A Polícia Civil tenta identificar os envolvidos. A secretaria não informou quantos suspeitos cometeram o crime.

Peritos e integrantes da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) estiveram no local.

O caso foi registrado como latrocínio, que é o roubo seguido de morte, pelo 101º Distrito Policial, que fica no Jardim das Imbuias.

Procurada pelo Estadão, as Casas Bahia informaram, por meio de nota, que "lamenta profundamente o ocorrido" e que "está em contato com a polícia, permanecendo à disposição para cooperar com as investigações".

Uma boa notícia para a inflação é a queda de 0,56% em outubro nos preços dos medicamentos adquiridos pelos hospitais, conforme mostra Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (IPM-H), medido pela Fundação Instituto de Pesquisas (Fipe) em parceria com a Bionexo. O resultado ampliou a queda de 0,38% de setembro e marcou a sexta variação negativa consecutiva do índice.

Com isso os preços dos remédios comprados pelos hospitais mudaram de sinal e passaram a acumular uma ligeira queda de 0,04% no acumulado de 12 meses, mais que devolvendo a alta de 4,18% registrada em abril, mês em que a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) autoriza os laboratórios farmacêuticos a reajustarem preços.

O IPM-H é elaborado pela Fipe com base em dados transacionais da Bionexo, healthtech que atende cerca de 9 mil clientes e 30 mil fornecedores no Brasil, Argentina, Colômbia, México e Equador. O índice reflete o comportamento real dos preços negociados entre hospitais e fornecedores.

Segundo Rodrigo Romero, vice-presidente de Crescimento da Bionexo, a sequência de quedas do IPM-H reflete um ambiente de maior previsibilidade para as instituições de saúde. "A combinação entre planejamento, digitalização e uso de dados tem favorecido uma gestão mais eficiente de custos e estoques, o que contribui para a estabilidade dos preços e a sustentabilidade do setor", avaliou.

A história dos preços dos medicamentos para os hospitais em outubro se mostrou melhor que o enredo da inflação agregada que, pelo IPCA ficou em 0,09%, a menor dos últimos 27 anos, e até mesmo do IGP-M, que indicou retração de 0,36% nos preços de mercado. Neste segmento, o dos medicamentos, o câmbio, que exerce muita influência na composição dos preços, recuou 0,34% no mês em análise.

De acordo com o economista e pesquisador da Fipe, Bruno Oliva, "o recuo de 0,56% em outubro acompanha exatamente o padrão sazonal do período, repetindo a variação média observada entre 2015 e 2024. Essa coincidência reforça a maturidade do IPM-H e o ciclo típico do mercado, que concentra reajustes no início do ano e passa, nos meses seguintes, por uma fase natural de acomodação dos preços."

Individualmente, considerando o comportamento dos preços dos grupos terapêuticos que compõem a cesta de cálculo do IPM-H, as variações foram majoritariamente negativas no mês, abrangendo: órgãos sensitivos, 1,83%; anti-infecciosos gerais para uso sistêmico, 1,72%; aparelho cardiovascular, 1,27%; sistema nervoso, 1,23%; preparados hormonais, 1,03%; imunoterápicos, vacinas e antialérgicos, -1,01%; aparelho geniturinário, 0,95%; sangue e órgãos hematopoiéticos, 0,66%; sistema musculoesquelético, 0,47% e agentes antineoplásicos, 0,12%.

Em contrapartida, dois grupos apresentaram aumentos mensais nos preços: aparelho digestivo e metabolismo, 0,22% e aparelho respiratório, 0,17%.

Ao incorporar o resultado negativo de outubro, a alta acumulada pelo IPM-H no ano foi revista para 0,48%. A manutenção do índice em terreno positivo ainda reflete o contraste entre os grupos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas laranja e amarelo para tempestade para a cidade de São Paulo e outras localidades do País. Ambos estão com validade até sexta-feira, 14, podendo ser atualizados.

Alerta laranja para tempestade:

Expectativa é de chuva de até 100 mm/dia com ventos intensos de até 100 km/h em determinadas localidades: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná.

Alerta amarelo para tempestade:

Possibilidade de chuva de até 50 mm/dia com ventos intensos de até 60 km/h em determinadas localidades: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.

Também há um alerta amarelo para tempestade válido também até sexta-feira sobre os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.