Como assistir ao Grammy Latino 2025 nesta quinta; veja shows e brasileiros indicados

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A 26ª edição do Grammy Latino ocorre nesta quinta-feira, 13, diretamente da MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O evento, que celebra os maiores nomes da música latina, será transmitido na ao vivo no Brasil com cobertura especial no Multishow, Canal Bis e Globoplay - plano premium.

A ocasião é dividida em duas etapas. A primeira é a Première, que ocorre no Mandalay Bay South Convention Center e será transmitida ao vivo em todas as plataformas da Academia Latina a partir das 17h (horário de Brasília).

É nessa cerimônia que a maioria das categorias é anunciada. Tiago Iorc e a porto-riquenha Kany García serão os anfitriões, e os brasileiros Marina Sena, Carol Biazin e Papatinho estão entre os artistas convidados para entregar alguns dos prêmios.

A partir das 21h, Guilherme Guedes comanda o Aquecimento Grammy Latino no Multishow, no Bis e no Globoplay, entrevistando artistas no tapete vermelho e trazendo curiosidades sobre os bastidores.

A segunda etapa é a premiação principal, que começa às 22h, com Dedé Teicher e a cantora Priscilla comentando os destaques da cerimônia de abertura.

Reprise do Grammy Latino 2025

Quem perder a transmissão ao vivo poderá assistir aos melhores momentos no sábado, 15, às 22h15, no Multishow, e no domingo, 16, às 21h30, no Canal Bis.

Shows do Grammy Latino 2025

A noite será marcada por uma série de performances da música latina. Na Première, que antecede a cerimônia principal, o projeto Dominguinhos está entre as atrações confirmadas, com apresentação de João Gomes, Mestrinho e Jota.Pê. Também sobem ao palco nomes como Akapellah, Andrés Cepeda, Jesse & Joy, Judeline, Leiva, Julia Mestre, Fito Páez, Vivir Quintana e Trueno.

Já a transmissão principal, direto da MGM Grand Garden Arena, contará com Liniker representando o Brasil entre as grandes atrações da noite. O momento também terá apresentações de artistas como Bad Bunny, que lidera as indicações deste ano com 12 indicações, CA7RIEL & Paco Amoroso, Alejandro Sanz, KAROL G, Carlos Santana, Gloria Estefan, Morat, Rauw Alejandro, Nathy Peluso, Marco Antonio Solís, Los Tigres del Norte, Pepe Aguilar, Aitana, Kacey Musgraves, entre outros nomes.

Brasileiros indicados aos Grammy Latino 2025

Gravação do Ano

Ao teu lado - Liniker

Álbum do Ano

Caju - Liniker

Canção do Ano

Veludo marrom - Liniker

Melhor Artista Revelação

Juliane Gamboa

Sued Nunes

Melhor Álbum de Música Urbana

MPC (Música Popular Carioca) - Papatinho

Melhor Álbum Instrumental

Ida e Volta - Yamandu Costa

Saga - Yamandu Costa, Martín Sued e Orquestra Assintomática

Melhor Álbum de Jazz Latino

Hamilton De Holanda Trio - Live In NYC - Hamilton De Holanda

Melhor Álbum Infantil

Cenas Infantis - Palavra Cantada

Aventuras De Caramelo - Antonio Caramelo, Malibu

Melhor Álbum de Música Cristã (Língua Portuguesa)

Ton Carfi 20 Anos (Ao Vivo) - Ton Carfi

Razão Da Esperança - Paloma Possi

Onde Guardamos As Flores? - Resgate

Memóri4s (Ao Vivo) - Eli Soares

A Maior Honra - Julliany Souza

Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa

No Escuro, Quem É Você? - Carol Biazin

Fugacidade - Janeiro

Caju - Liniker

Maravilhosamente Bem - Julia Mestre

Coisas Naturais - Marina Sena

Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa

O Mundo Dá Voltas - Baianasystem

Colinho - Maria Beraldo

Reações Adversas / Ao Persistirem Os Sintomas - Tó Brandileone

Quanto Mais Eu Como, Mais Fome Eu Sinto! - Djonga

Big Buraco - Jadsa

Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa

Só Quero Ver - BK' & Evinha

Demoro A Dormir - Djonga Featuring Milton Nascimento

Caju - Liniker

A Dança (Ao Vivo) - Mc Hariel & Gilberto Gil

Barbie - Mc Tuto Featuring Dj Glenner

Melhor Álbum de Samba/Pagode

Alcione - Alcione

Manual Prático Do Novo Samba Tradicional, Vol. 2: Tia Darci - Marcelo D2

Pagode Da Mart'nália - Mart'nália

Zeca Pagodinho - 40 Anos (Ao Vivo) - Zeca Pagodinho

Sorriso Eu Gosto No Pagode Vol. 3 - Homenagem Ao Fundo De Quintal (Gravado Em Londres) - Sorriso Maroto

Melhor Álbum de Música Popular Brasileira/Música Afro Portuguesa Brasileira

Sentido - 5 A Seco

Um Mar Pra Cada Um - Luedji Luna

Pique - Dora Morelenbaum

Divina Casca - Rachel Reis

Beleza. Mas Agora A Gente Faz O Que Com Isso? - Rubel

Melhor Álbum de Música Sertaneja

Let's Go Rodeo - Ana Castela

José & Durval - Chitãozinho & Xororó

Obrigado Deus - Léo Foguete

Transcende (Ao Vivo / Deluxe) - Lauana Prado

Do Velho Testamento - Tierry

Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa

Casa Coração - Joyce Alane

Ao Vivo No Ccb: Homenagem A José Mário Branco - Camané

Universo De Paixão - Natascha Falcão

Transespacial - Fitti

Dominguinho - João Gomes, Mestrinho e Jota.pê

Melhor Canção em Língua Portuguesa

Maravilhosamente Bem - Julia Mestre

Ouro De Tolo - Marina Sena

Transe - Zé Ibarra

Um Vento Passou (Para Paul Simon) - Milton Nascimento & Esperanza Spalding Featuring Paul Simon

Veludo Marrom - Liniker

Em outra categoria

Um segurança das Casas Bahia foi morto durante um assalto, na noite da quarta-feira, 12, na zona sul de São Paulo. O caso aconteceu na loja que fica na Avenida Dona Belmira Marin, em Cidade Dutra, na região do Grajaú.

A vítima, de 48 anos, chegou a ser socorrida ainda no local, mas não resistiu aos ferimentos, informou a Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado.

Os policiais militares chegaram à loja quando o segurança estava sendo atendido. Ele levou um tiro na cabeça, segundo a secretaria.

De acordo com a SSP, o segurança foi abordado pelos criminosos e teve a arma levada por eles.

A Polícia Civil tenta identificar os envolvidos. A secretaria não informou quantos suspeitos cometeram o crime.

Peritos e integrantes da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) estiveram no local.

O caso foi registrado como latrocínio, que é o roubo seguido de morte, pelo 101º Distrito Policial, que fica no Jardim das Imbuias.

Procurada pelo Estadão, as Casas Bahia informaram, por meio de nota, que "lamenta profundamente o ocorrido" e que "está em contato com a polícia, permanecendo à disposição para cooperar com as investigações".

Uma boa notícia para a inflação é a queda de 0,56% em outubro nos preços dos medicamentos adquiridos pelos hospitais, conforme mostra Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (IPM-H), medido pela Fundação Instituto de Pesquisas (Fipe) em parceria com a Bionexo. O resultado ampliou a queda de 0,38% de setembro e marcou a sexta variação negativa consecutiva do índice.

Com isso os preços dos remédios comprados pelos hospitais mudaram de sinal e passaram a acumular uma ligeira queda de 0,04% no acumulado de 12 meses, mais que devolvendo a alta de 4,18% registrada em abril, mês em que a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) autoriza os laboratórios farmacêuticos a reajustarem preços.

O IPM-H é elaborado pela Fipe com base em dados transacionais da Bionexo, healthtech que atende cerca de 9 mil clientes e 30 mil fornecedores no Brasil, Argentina, Colômbia, México e Equador. O índice reflete o comportamento real dos preços negociados entre hospitais e fornecedores.

Segundo Rodrigo Romero, vice-presidente de Crescimento da Bionexo, a sequência de quedas do IPM-H reflete um ambiente de maior previsibilidade para as instituições de saúde. "A combinação entre planejamento, digitalização e uso de dados tem favorecido uma gestão mais eficiente de custos e estoques, o que contribui para a estabilidade dos preços e a sustentabilidade do setor", avaliou.

A história dos preços dos medicamentos para os hospitais em outubro se mostrou melhor que o enredo da inflação agregada que, pelo IPCA ficou em 0,09%, a menor dos últimos 27 anos, e até mesmo do IGP-M, que indicou retração de 0,36% nos preços de mercado. Neste segmento, o dos medicamentos, o câmbio, que exerce muita influência na composição dos preços, recuou 0,34% no mês em análise.

De acordo com o economista e pesquisador da Fipe, Bruno Oliva, "o recuo de 0,56% em outubro acompanha exatamente o padrão sazonal do período, repetindo a variação média observada entre 2015 e 2024. Essa coincidência reforça a maturidade do IPM-H e o ciclo típico do mercado, que concentra reajustes no início do ano e passa, nos meses seguintes, por uma fase natural de acomodação dos preços."

Individualmente, considerando o comportamento dos preços dos grupos terapêuticos que compõem a cesta de cálculo do IPM-H, as variações foram majoritariamente negativas no mês, abrangendo: órgãos sensitivos, 1,83%; anti-infecciosos gerais para uso sistêmico, 1,72%; aparelho cardiovascular, 1,27%; sistema nervoso, 1,23%; preparados hormonais, 1,03%; imunoterápicos, vacinas e antialérgicos, -1,01%; aparelho geniturinário, 0,95%; sangue e órgãos hematopoiéticos, 0,66%; sistema musculoesquelético, 0,47% e agentes antineoplásicos, 0,12%.

Em contrapartida, dois grupos apresentaram aumentos mensais nos preços: aparelho digestivo e metabolismo, 0,22% e aparelho respiratório, 0,17%.

Ao incorporar o resultado negativo de outubro, a alta acumulada pelo IPM-H no ano foi revista para 0,48%. A manutenção do índice em terreno positivo ainda reflete o contraste entre os grupos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas laranja e amarelo para tempestade para a cidade de São Paulo e outras localidades do País. Ambos estão com validade até sexta-feira, 14, podendo ser atualizados.

Alerta laranja para tempestade:

Expectativa é de chuva de até 100 mm/dia com ventos intensos de até 100 km/h em determinadas localidades: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná.

Alerta amarelo para tempestade:

Possibilidade de chuva de até 50 mm/dia com ventos intensos de até 60 km/h em determinadas localidades: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.

Também há um alerta amarelo para tempestade válido também até sexta-feira sobre os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.