Google quer criar chatbots de IA que imitam celebridades

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Google está construindo uma inteligência artificial (IA) para conversar com usuários como se fosse uma celebridade. O projeto, que deve usar o modelo de linguagem do Gemini, foi divulgado pelo site The Information nesta segunda-feira, 24, e pode ser mais uma das IAs que querem aproximar fãs de artistas por meio da tecnologia.

 

Segundo o The Information, o Google ainda não teria definido quais celebridades poderiam participar do projeto, mas a ideia central é que o recurso funcione como um chatbot para interagir com usuários. Um grupo de 10 pessoas liderado por Ryan Germick, da equipe de Google Doodles, estaria desenvolvendo a ferramenta, de acordo com o site.

 

Empresas como a Character.AI e a própria Meta, de Mark Zuckerberg, já oferecem serviços em que os usuários podem fingir estar conversando com celebridades do mundo real. Na Character.AI, empresa cofundada pelo brasileiro Daniel de Freitas, personalidades como Winston Churchill, Billie Eilish, Elon Musk, Tony Stark ou Sócrates podem ser responder perguntas do público, em uma brincadeira que faz o chatbot incorporar o estilo de cada artista nos textos e nas informações.

 

Já na Meta, a interação é um pouco mais sutil. A empresa fez parcerias com personalidades como Snoopy Dogg, Charli D'Amelio, Naomi Osaka, Tom Brady e Paris Hilton para que eles dessem vida a um personagem fictício. Esses personagens, baseado em características dos artistas - e com uma ajudinha dos próprios para desenvolver um tipo de comunicação - é que conversam com os usuários pelo WhatsApp. A ferramenta, porém, ainda não está disponível no Brasil.

 

Agora, o Google quer entrar na mesma onda para ajudar a popularizar sua IA que já tem usos semelhantes ao ChatGPT, da OpenAI. O Gemini é integrado, atualmente, nas buscas e em serviços da gigante das pesquisas, como Google Docs, Planilhas e Gmail, além de ter uma plataforma própria para o chatbot.

 

Ainda, de acordo com o The Information, o recurso é, por enquanto, um experimento da divisão de Labs da empresa, o que significa que a ferramenta pode ou não vir a público, já que está em caráter experimental.

Em outra categoria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, nesta sexta-feira, 28, a Vale pelos estragos em Brumadinho e Mariana. Disse que a empresa "está muito quietinha" e "sabe que tem que pagar" pelos danos causados.

"Quero visitar (o Vale do Rio Doce) para ver o estrago que a Vale fez em Brumadinho, em Mariana, e se vai recuperar. A Vale está muito quietinha, mas sabe que tem que pagar", afirmou o presidente.

Lula anunciou, nesta sexta, uma série de investimentos do governo federal em Minas Gerais. Participaram da cerimônia o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além de vários ministros, entre eles Alexandre Silveira (Minas e Energia), Margareth Menezes (Cultura), Camilo Santana (Educação), Jader Filho (Cidades) e Renan Filho (Transportes).

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse nesta sexta-feira, 28, que "Orçamento não vai faltar" no combate aos incêndios no Pantanal. Tebet foi ao Mato Grosso do Sul (seu Estado natal) junto da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Segundo a ministra do Planejamento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou que "não faltarão recursos ou orçamento, ainda que com crédito extraordinário". Tebet disse que ela e Marina têm "carta branca" do petista para liderarem os esforços no combate aos incêndios.

"Ele Lula deixou o seguinte recado. Diga ao povo do MS que todos os ministérios necessários estão envolvidos (e são 8 até agora) e que não faltará recursos ou orçamento, ainda que com crédito extraordinário, para que possamos ter mais efetivos, brigadistas, aeronaves, veículos e mais recursos para que possamos combater o incêndio. Lula nos deu carta branca, especialmente à Marina, para que possamos não medir esforços", declarou Tebet.

Apesar da disponibilização de recursos para combater os incêndios, a ministra do Planejamento defendeu que haja uma campanha de conscientização e de punição às pessoas que promovem queimadas criminosas.

"Orçamento não vai faltar, mas nenhum dinheiro do Brasil ou de organismos internacionais será suficiente se não tivermos uma campanha de conscientização e responsabilização contra os incêndios criminosos", declarou.

Marina enumerou os motivos que levaram aos incêndios no Pantanal nas últimas semanas. Segundo a ministra, uma junção "perversa" das mudanças climáticas, escassez hídrica severa e desmatamento "está deixando o Pantanal em chamas".

Tebet disse que os incêndios registrados no Pantanal têm "a mão do homem criminoso". "Além dos efeitos climáticos, tem aqui a mão do homem criminoso. Sabemos que muitos casos são acidentais, alguém que está manejando e deixa o fogo se alastrar. Mas tem muito da mão do homem criminoso. Conheço do assunto, sou do agronegócio e sou desta terra", afirmou

A ministra do Meio Ambiente disse, ainda, que o governo federal vem fazendo um trabalho "previdente" em relação às queimadas em todo o País e elogiou a atuação conjunta com o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB).

A Lua e os planetas Júpiter, Marte e Saturno se alinharão em relação ao ponto de vista terrestre neste sábado, 29. De acordo com a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa), o fenômeno poderá ser visto tanto do hemisfério norte, quanto do sul durante alguns dias. Mas, no sábado, o alinhamento alcançará seu ponto máximo, tornando-o mais fácil de visualizar.

Esse tipo de evento, chamado pela astronomia de conjunção, ocorre quando dois ou mais corpos celestes aparecem próximos no céu. É provocado pelo movimento de translação, realizado pelos planetas em torno do Sol, e pela Lua em torno da Terra.

Apesar de cada planeta ter a sua velocidade de translação e o seu prazo para realizar uma órbita completa - quanto mais distante um planeta está do Sol, mais tempo ele leva para dar uma volta em torno dele -, em alguns momentos suas posições podem se alinhar.

Como assistir ao alinhamento dos planetas no Brasil?

- Segundo o Observatório Didático de Astronomia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o melhor horário para observar o alinhamento planetário é pouco antes de amanhecer. Em São Paulo, por exemplo, isso deve acontecer por volta das 6h25 do sábado. Em Brasília, às 6h15, e em Porto Alegre, às 7h20.

- O alinhamento poderá ser visto a olho nu, se o céu estiver limpo. Basta procurar pela conjunção dos astros próxima ao horizonte, na direção leste. Segundo a Nasa, planetas costumam ter um brilho intenso que, diferentemente das estrelas, se mexe ou aparenta piscar.

- Se utilizar binóculos ou telescópio, a visão será de cada corpo celeste. Isso porque, como eles estão distantes uns dos outros no espaço, ao focar com visão ampliada, não será possível ver o alinhamento.

Confira aqui