Sidebar

17
Sáb, Mai
137 Noticias Novas

Bruna Lombardi se declara para Riccelli em aniversário do ator: 'Somos um'

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A atriz Bruna Lombardi fez uma declaração de amor para o ator Carlos Alberto Riccelli, com quem está casada desde 1978. Riccelli completou 78 anos nesta quarta-feira, 3.

 

"Existem tantas histórias dentro da nossa história. Vivemos tantos momentos, tantas emoções e surpresas e cada vez mais unidos, a gente segura todas. Você é meu céu, meu chão, meu oceano de paixão e alegria. Eu nem sabia que podia ser assim feliz com alguém, mas hoje eu sei que somos um. Você, o Kim [o filho do casal] e eu. Somos um", escreveu a atriz.

 

Bruna terminou o texto dizendo que é bom ter o ator por perto. "Com todo amor que existe e a gente inventa sempre mais.Como é bom ter você perto. Parabéns, baby."

 

Recentemente, Bruna lançou o livro Manual para Corações Machucados (Editora Sextante), que reúne crônicas que tem o amor como fio condutor.

 

Confira aqui

Em outra categoria

O Brasil confirmou nesta sexta-feira, 16, dois focos de gripe aviária no Rio Grande do Sul. Um deles - o mais preocupante - foi registrado em uma granja de produção de ovos férteis em Montenegro, na região metropolitana de Porto Alegre, e é o primeiro caso identificado em aves comerciais no País. O outro foco ocorreu no Zoológico de Sapucaia do Sul, a cerca de 50 quilômetros dali, onde cerca de 90 aves aquáticas morreram. Como medida preventiva, o local foi fechado para visitação.

O surto em Montenegro chamou atenção pelas proporções: mais de 15 mil aves morreram em um plantel de 17 mil. As que sobreviveram foram sacrificadas, e toda a produção de ovos das últimas quatro semanas está sendo rastreada e descartada. Em resposta, o Ministério da Agricultura e Pecuária decretou estado de emergência zoossanitária por 60 dias na região, com restrições em um raio de 10 km.

A presença do agente infeccioso no Brasil tem gerado preocupação desde 2023, quando identificado no País pela primeira vez, porém, em aves silvestres.

O que é a gripe aviária?

A gripe aviária, ou influenza aviária, é uma doença infecciosa causada pelo vírus influenza tipo A, que pode afetar aves e, mais raramente, mamíferos, incluindo humanos. O subtipo H5N1, classificado como de alta patogenicidade, é o principal responsável pelos surtos recentes. Desde 2022, casos vêm sendo registrados de forma persistente em países das Américas, incluindo Argentina, Chile, Estados Unidos e, mais recentemente, o Brasil.

A doença é altamente contagiosa entre aves e seu principal sinal é a morte súbita. A mortalidade em lote pode ultrapassar 60%, chegando a 100% em casos mais agressivos, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Outros sinais incluem tosse, muco nasal, queda na produção de ovos, hemorragias, inchaço em articulações e alterações na coloração da crista.

Há risco para humanos?

Segundo o Ministério da Saúde, "sempre que os vírus da influenza aviária circulam entre aves, existe o risco de ocorrência esporádica de casos humanos pela exposição a aves infectadas ou ambientes contaminados".

Especialistas explicam que, apesar da possibilidade de infecção humana, as chances são consideradas muito baixas. "A confirmação do vírus não indica uma situação fora de controle", disse Isabella Ballalai, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), em entrevista ao Estadão. "Pelo contrário, mostra que o sistema de vigilância está funcionando."

Os casos ocorreram quase exclusivamente por contato direto e desprotegido com aves contaminadas. Por isso, profissionais que trabalham com aves devem utilizar equipamentos de proteção, como máscaras e luvas. Criações domésticas também exigem atenção: mortes repentinas devem ser comunicadas imediatamente às autoridades sanitárias.

A transmissão entre pessoas, quando ocorre, é rara, limitada e ineficiente.

Sintomas da gripe aviária

Nos seres humanos, os sintomas iniciais lembram os da gripe comum: febre alta, tosse, náusea, vômito e diarreia. Em alguns casos, há evolução rápida para desconforto respiratório e pneumonia grave. Outros sintomas relatados incluem dor abdominal, sangramento do nariz ou gengivas, dor de cabeça e dor no peito. A taxa de letalidade chega a 50%, uma das mais altas entre os vírus conhecidos.

Desde 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou 874 infecções humanas, incluindo 458 óbitos. No Brasil, não há registro de infecção em humanos até o momento.

É seguro consumir ovos e carne de frango?

Sim. O vírus da gripe aviária não resiste ao calor, portanto, alimentos bem cozidos não transmitem a doença. A orientação é evitar produtos crus ou mal cozidos, como ovos com gema mole, medida já recomendada para evitar outras infecções alimentares.

Uma ação conjunta entre a Polícia Federal e a Fuerza Especial de Lucha contra el Crimen, da Bolívia, prendeu na sexta-feira, 16, Marcos Roberto de Almeida, o Tuta, apontado como uma das principais lideranças do Primeiro Comando da Capital (PCC).

Ele estava foragido e foi preso oficialmente pelo uso de documento falso na cidade de Santa Cruz de La Sierra. Em 2020, Tuta chegou a ser apontado como principal liderança do PCC fora da prisão e já foi chamado de 'novo Marcola' pelo promotor Lincoln Gakya, especialista no combate à facção criminosa.

A PF não divulgou oficialmente quem é o preso, mas uma fonte na corporação disse ao Estadão que se trata de Tuta. A identidade dele foi confirmada biometricamente na manhã deste sábado, 17. O oficial de ligação da corporação em Santa Cruz de La Sierra negocia os trâmites para extraditar o criminoso para o Brasil.

"O indivíduo permanece sob custódia das autoridades bolivianas, aguardando a confirmação de sua identidade e os procedimentos legais que poderão resultar em sua expulsão ou extradição ao Brasil", disse a Polícia Federal em seu comunicado oficial na noite de sexta-feira. De acordo com a corporação, Tuta está na Lista de Difusão Vermelha da Interpol, "o que motivou a intensificação dos esforços para sua localização e captura".

Como mostrou o Estadão, Tuta e outras três pessoas foram condenadas em fevereiro de 2024 pela Justiça de São Paulo por associação criminosa e lavagem de dinheiro. Dos quatro, ele era o único que estava foragido e não cumpria a pena, de 12 anos e seis meses de prisão. A condenação ocorreu após denúncia do Ministério Público do Estado (MP-SP) no âmbito da Operação Sharks. O grupo teria movimentado mais de R$ 1 bilhão para o PCC.

Tuta chegou a ser alvo de pedido de prisão preventiva em setembro de 2023, mas não foi encontrado. Uma investigação posterior, que ganhou força após a morte do delator Antônio Vinícius Gritzbach no ano passado, apontou que policiais militares teriam recebido dinheiro para impedir a prisão de Tuta - ele estaria na lista de beneficiários de informações sobre operações vazadas com antecedência pelos policiais. Segundo a Corregedoria da PM paulista, o PCC conseguiu se infiltrar na Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) e outras unidades da corporação.

De acordo o MP-SP, Tuta ocupou a função de "sintonia final da rua", sendo responsável pelo controle dos setores da facção ligados ao tráfico de drogas. Ele foi acusado de lavagem de dinheiro do tráfico com a locação de uma casa de alto padrão em Santana do Parnaíba, a compra de duas casas em Peruíbe, a aquisição de três imóveis em São Paulo, além da compra de uma chácara em Araçatuba e de apartamentos em Santos.

Um idoso de 65 anos foi arrancado do próprio carro por assaltantes que tentaram roubar o veículo, em São Paulo, na tarde de quinta-feira, 15. Os criminosos não conseguiram fazer o carro se movimentar e acabaram fugindo a pé, levando a carteira e o celular da vítima.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, a vítima estava dentro do carro, parado na avenida Itaboraí, na Saúde (zona sul), por volta das 14h, quando dois homens armados se aproximaram e anunciaram o assalto. Eles abriram a porta e puxaram o idoso para fora do carro.

Depois de deixar a vítima no chão e recolher a carteira e o celular dela, a dupla entrou no carro e tentou fugir com o veículo. Mas, os assaltantes não conseguiram fazer o carro andar e, então, saíram e fugiram a pé. A cena foi gravada por uma testemunha e as imagens viralizaram nas redes sociais.

Segundo a SSP, o caso foi registrado como roubo na Delegacia Eletrônica e será investigado pela 16.ª DP (Vila Clementino).