Caos em Colo-Colo x Fortaleza será analisado na Conmebol e pode acabar com derrota dos chilenos

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Colo-Colo e Fortaleza jogaram apenas 24 minutos do segundo tempo da partida pela Copa Libertadores, quando o jogo foi interrompido. Uma confusão começou nos arredores do estádio Monumental de Santiago, entre torcedores chilenos e a polícia e se estendeu para dentro de campo. Duas pessoas morreram, em circunstâncias ainda investigadas.

 

Uma hora e meia após a suspensão do jogo, a Conmebol confirmou o cancelamento da partida. O caso será julgado pela Comissão Disciplinar da entidade. Na condição de mandante, o Colo-Colo pode ter a definição de derrota por 3 a 0, conforme prevê o regulamento.

 

Entretanto, a Conmebol reiterou que a agremiação chilena tomou todas as atitudes previstas no protocolo da competição. Isso será levado em consideração pelos órgãos judiciais da entidade. A depender da interpretação, a partida também pode ser retomada.

 

"Tendo em vista que foram seguidos todos os procedimentos estabelecidos no Manual do Clube, o caso será remetido aos órgãos judiciais da Conmebol para futuras determinações. Todas as informações referentes a eventos dentro e fora do estádio serão enviadas ao Comitê Disciplinar", diz nota da entidade.

 

Cerca de 1.000 torcedores do Fortaleza deixaram o estádio sem proteção da polícia, porém, de forma tranquila, assim como os chilenos. A escolha foi por não haver escolta, já que a confusão iniciou com a torcida do Colo-Colo e policiais. A saída de alguns dos presentes se deu pelo gramado, já que era mais seguro que deixar o local pelos portões.

 

Segundo informações da imprensa chilena, cerca de 100 torcedores tentaram acessar o estádio sem ingressos. A polícia interveio naquele momento para conter os torcedores e, durante a operação, uma debandada fez com que uma cerca caísse, esmagando um dos torcedores, de acordo com as autoridades.

 

Segundo promotor Francisco Morales, uma investigação está em andamento para determinar se um carro de polícia esteve envolvido na morte. Ele afirmou que o Ministério Público trabalha com a possibilidade de atropelamento seguido de fuga. As autoridades não relataram mais feridos ou prisões até o momento.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.