Litoral de São Paulo tem recorde de praias impróprias neste ano; confira a lista

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O litoral paulista tem 61 praias (ou trechos delas) impróprias para banho, segundo balanço semanal divulgado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Outras 114 praias (ou trechos) estão adequadas.

Esse é o maior número de praias impróprias neste ano no Estado - o recorde anterior era de 51, no balanço divulgado no dia 9. Antes haviam sido 38 (dia 2) e depois foram 43 (dia 16) e 42 (dia 23).

Itanhaém é o município com mais pontos impróprios: 11 dos 12 pesquisados. Em Praia Grande, 7 dos 12 trechos pesquisados estão impróprios. Em Mongaguá, todos os 7 estão assim classificadas.

Bertioga (6 de 9) e Guarujá (6 de 12) vêm em seguida. São Vicente (4 de 6), Ilhabela (4 de 19), São Sebastião (4 de 30) e Ubatuba (4 de 35) estão na sequência.

Depois surgem Peruíbe (3 de 6) e Santos (3 de 7). Em Caraguatatuba, 2 das 14 praias estão impróprias.

Um surto de virose no Guarujá na virada do ano colocou holofotes sobre a qualidade da água dos mares paulistas. A avaliação semanal é feita pela Cetesb, que coleta água em 175 pontos das praias do estado.

A classificação leva em conta principalmente a concentração de bactérias fecais presentes na água, índice identificado por meio de exame laboratorial. A praia também pode ser classificada como imprópria se houver presença de óleo devido a derramamentos de petróleo, ocorrência de maré vermelha, floração de algas tóxicas ou surtos de doenças transmitidas pela água.

Lista de praias impróprias

Bertioga

Boraceia-Sul

Guaratuba

São Lourenço - Próx. Morro

São Lourenço - Rua 2

Enseada-Vista Linda

Enseada - Colônia Sesc

Caraguatatuba

Cocanha

Prainha

Guarujá

Perequê

Enseada (Estr. Pernambuco)

Enseada (Av. Atlântica)

Enseada (Av. Santa Maria)

Astúrias

Guaiuba

Ilhabela

Sino

Saco da Capela

Itaquanduba

Veloso

Itanhaém

Suarão

Suarão-AFPESP

Parque Balneário

Centro

Praia dos Pescadores

Sonho

Jardim Cibratel

Estância Balneária

Jardim São Fernando

Balneário Jardim Regina

Balneário Gaivota

Mongaguá

Vila São Paulo

Central

Vera Cruz

Santa Eugênia

Itaóca

Agenor de Campos

Flórida Mirim

Peruíbe

Peruíbe (Icaraíba)

Peruíbe (Av. São João)

Guaraú

Praia Grande

Guilhermina

Aviação

Vila Tupi

Vila Mirim

Maracanã

Real

Balneário Flórida

Santos

Aparecida

Embaré

Boqueirão

São Sebastião

Arrastão

Pontal da Cruz

Deserta

Preta do Norte

São Vicente

Praia da Divisa

Milionários

Gonzaguinha

Prainha

Ubatuba

Rio Itamambuca

Itaguá 1

Itaguá 2

Santa Rita

Em outra categoria

O padre Marcelo Rossi postou um antes e depois impressionante em sua conta no Instagram neste domingo, 2. A postagem fixada em sua página, que soma 10 milhões de seguidores, mostra o religioso em dois momentos: quando teve depressão e chegou a pesar 60 quilos, em 2016, e outra foto atual, em que aparece robusto e sorridente.

"Depressão tem cura. Glória a Deus. Cuidado do corpo, mente e espírito é essencial", escreveu na rede social. A publicação foi feita um dia após o Padre Fábio de Melo anunciar pausa nos shows para tratar depressão.

Foram muitos os comentários solidários ao bom momento do padre Marcelo, além dos milhares de compartilhamentos da mensagem. Até a tarde de domingo, eram mais de 8 mil registros.

Um dos seus seguidores reagiu: "Com certeza não é frescura, requer compaixão, empatia daqueles que nos cercam, para que tenhamos um ambiente propício para recuperação".

Confira a publicação aqui

A atriz Karla Sofía Gascón, protagonista do filme Emilia Pérez, afirmou que não irá renunciar à indicação ao Oscar, após acusações de que seria racista por causa de publicações antigas em sua conta no X (antigo Twitter).

"Eu não posso renunciar a uma nomeação porque não cometi nenhum crime nem causei dano a ninguém. Não sou racista nem nada do que toda essa gente está tentando fazer com que as pessoas acreditem que sou", disse em entrevista à CNN.

Em seu perfil do Instagram, a atriz se desculpou pelas publicações antigas, mas negou ser racista, afirmando que suas postagens foram tiradas de contexto.

Ela disse ter consciência de que não pode reparar seus atos do passado, mas afirmou não ser "a mesma pessoa de 10 ou 20 anos atrás".

"Me chamaram de racista, e eu queria deixar claro que não sou. Acredito que me julgaram, me condenaram, me crucificaram e me apedrejaram e eu não sabia a que estavam se referindo", disse ainda, durante a entrevista à CNN.

Karla afirmou ainda que, por ser membro da uma "comunidade marginalizada", conhece o sofrimento da população negra e lamenta ter causado dor a essas pessoas. A atriz é a primeira abertamente transgênero indicada para a categoria de Melhor Atriz do Oscar, na mesma categoria em que disputa Fernanda Torres, protagonista do filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles.

A apresentadora Ana Maria Braga, da TV Globo, foi picada por um escorpião neste sábado, no interior de São Paulo. Ela deu entrada por volta das 23 horas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Botucatu.

Conforme a unidade médica, ela foi atendida pela equipe da Infectologia, e seu estado de saúde é estável. A comunicadora de 75 anos, titular do programa matinal Mais Você, teve alta em seguida.