Lula e Haddad têm reunião de 1h30 na volta do presidente ao Palácio do Planalto

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tiveram uma reunião de uma hora e meia na manhã desta segunda-feira, 6, na volta do chefe do governo ao Palácio do Planalto. O encontro foi das 10 horas (de Brasília) até aproximadamente o horário das 11h30.

Lula estava fora do Planalto desde 9 de dezembro, quando foi internado e transferido para São Paulo às pressas para tratar um sangramento intracraniano.

O presidente passou por duas cirurgias e ficou na capital paulista se recuperando até 19 de dezembro.

Depois, descansou no Palácio da Alvorada e na Granja do Torto, e teve alguns compromissos de trabalho nas residências oficiais.

Em outra categoria

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, rejeitou a proposta do presidente eleito EUA, Donald Trump, de usar a "força econômica" do país para absorver o Canadá.

"Não há a menor chance de o Canadá se tornar parte dos Estados Unidos", escreveu Trudeau nesta terça-feira na rede social X. "Os trabalhadores e as comunidades de ambos os países se beneficiam do fato de serem os maiores parceiros comerciais e de segurança um do outro".

Trump já disse ser a favor várias vezes de que o Canadá se tornasse "o 51º estado".

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, lançou nesta terça-feira uma campanha nacional contra o uso de drogas, especialmente o fentanil, que visa atingir 11,8 milhões de jovens. A iniciativa surge em meio à pressão do futuro presidente americano, Donald Trump, que ameaçou impor tarifas pesadas ao México se o país não interromper o tráfico do opioide sintético para os EUA.

Ao anunciar a campanha "Fique longe das drogas, o fentanil mata", Sheinbaum disse que "o fentanil em nosso país não é realmente um problema, não há uma crise como a dos EUA", mas afirmou que "não queremos que ele venha para cá".

A presidente defendeu as ações que foram tomadas desde o início de seu governo, em outubro, para combater o tráfico de fentanil e outras drogas e declarou que "os laboratórios que foram desmantelados em nosso país são principalmente de metanfetamina ou metanfetamina cristal".

Enchentes graves inundaram partes da Inglaterra e a neve forçou três aeroportos a fecharem temporariamente nesta terça-feira, já que o clima úmido e gelado, que deveria durar até amanhã, se combinou para estender o caos de viagens que tem atormentado o Reino Unido desde o início do ano.

Desde segunda-feira, dezenas de pessoas foram resgatadas de casas inundadas e carros encalhados na região de Midlands, e centenas de escolas foram fechadas para os primeiros dias de aula de 2025 nas áreas do norte do Reino Unido.