Ex-ministro de Bolsonaro é nomeado secretário-executivo em Ministério de Lula

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O ex-ministro interino do Desenvolvimento Regional Helder Melillo Lopes Cunha Silva foi nomeado ao cargo de secretário-executivo no Ministério das Cidades, do atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A nomeação foi publicada nesta segunda-feira, 15, no Diário Oficial da União)DOU).

 

Em dezembro de 2022, Helder ocupou o cargo no Ministério do Desenvolvimento Regional durante gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como ministro substituto e interino, depois da exoneração do então ministro Daniel Ferreira. Antes, Cunha Silva estava como secretário-executivo da pasta.

 

Agora, Helder Cunha Silva foi nomeado para ser o "número dois" do Ministério da Cidade, comandado por Jader Filho (MDB). A pasta é responsável pelo programa Minha Casa, Minha Vida, umas das principais vitrines do governo Lula.

 

O nome de Cunha Silva havia sido cogitado quando um racha interno no MDB estava travado a nomeação do secretário-executivo, como mostrou a Coluna do Estadão. Nos bastidores, a informação é que o líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões (AL), tentava alçar ao cargo o secretário nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Tomé. Porém, o ministro Jader Filho resistiu por querer alguém mais próximo a ele.

Em outra categoria

Rajadas de neve, gelo, vento e temperaturas extremas provocam condições perigosas de viagem em partes da região central dos Estados Unidos neste domingo, conforme uma tempestade de inverno traz a possibilidade da "maior nevasca em uma década" para algumas áreas do país. A tempestade deve se mover e alcançar estados da Costa Leste americana até amanhã, com forte congelamento esperado até mesmo no sul da Flórida.

A neve e o gelo cobriram as principais estradas em partes dos estados de Kansas e Indiana, onde a Guarda Nacional foi ativada para ajudar motoristas que ficaram presos. Esperam-se pelo menos 20 centímetros de neve. O Serviço Meteorológico Nacional emitiu alertas de tempestade de inverno do Kansas ao Missouri - onde foram relatadas condições de nevasca - para Nova Jersey amanhã.

Quase 200 voos de entrada e saída do Aeroporto Internacional St. Louis Lambert foram cancelados hoje, de acordo com a plataforma de rastreamento FlightAware. O Aeroporto Internacional de Kansas City interrompeu temporariamente as operações de voo na tarde de sábado devido ao gelo. Dezenas de voos foram atrasados, incluindo um jato fretado que transportava os Kansas City Chiefs, antes da reabertura das pistas. Fonte: .

O Partido Popular Austríaco nomeou o seu secretário-geral, Christian Stocker, como líder interino, após a esperada demissão do chanceler Karl Nehammer, segundo informações da agência de notícias austríaca APA. Stocker, advogado e membro do Parlamento austríaco, atua como secretário-geral do Partido Popular desde 2022. Ele é visto como um comunicador de crise experiente e calmo, que tem aparecido frequentemente na mídia austríaca para defender decisões polêmicas.

Nehammer anunciou no sábado que renunciaria nos próximos dias, após o colapso das negociações da coalizão com os social-democratas. Espera-se que Nehammer se encontre com o presidente da Áustria, Alexander Van der Bellen, neste domingo. O presidente fará então uma declaração pública para anunciar os próximos passos.

O próximo governo da Áustria enfrenta o desafio de ter de poupar entre 18 e 24 mil milhões de euros, segundo a Comissão Europeia. Além disso, a Áustria enfrenta uma recessão nos últimos dois anos, registra um aumento do desemprego e, atualmente, tem déficit orçamental de 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB), acima do limite de 3% da União Europeia.

O ministro da Defesa de Israel confirmou no sábado, 4, a retomada das negociações indiretas com o grupo terrorista Hamas, mediadas pelo Catar, para a libertação dos reféns detidos em Gaza desde o ataque terrorista em 7 de outubro de 2023.

As negociações estavam suspensas desde novembro.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.