Lula divulga nota pela morte de Ary Toledo e lembra que humorista foi preso na ditadura

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Palácio do Planalto divulgou há pouco nota de pesar assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela morte do comediante Ary Toledo, aos 87 anos, neste sábado, 12, em São Paulo. O humorista estava internado desde 2 de outubro com pneumonia no Hospital Sírio-Libanês. Na nota, o chefe do Executivo lembra que Toledo foi preso pela ditadura militar, em 1968, ao criticar o Ato Institucional número 5 (AI5), que instituiu o regime.

 

Leia abaixo a íntegra da nota:

 

"Humorista, cantor, músico, compositor, teatrólogo, ator e dublador. O comediante paulista Ary Toledo exerceu inúmeras atividades culturais. Em comum entre elas, o talento e a disposição para fazer o povo brasileiro sorrir.

Nascido em 1937, Ary Toledo fez carreira no rádio e na televisão com suas piadas e causos. Também gravou discos e escreveu livros sempre com a marca da irreverência.

Uma característica, aliás, que o levou a ser preso pela ditadura militar, em 14 de dezembro de 1968, após a piada "Quem não tem cão, caça com gato. Quem não tem gato, caça com ato", feita em um espetáculo no Teatro de Arena, em São Paulo, em relação ao Ato Institucional número 5, que instituiu o regime.

Meus sentimentos aos familiares, amigos e admiradores da história de Ary Toledo.

Luiz Inácio Lula da Silva

presidente da República"

Em outra categoria

O ministro da Energia de Cuba, Vicente de la O Levy, afirmou neste sábado, 19, que parte da eletricidade do país foi restaurada, após uma das principais usinas de energia da ilha falhar e deixar milhões de habitantes, inclusive na capital Havana, sem eletricidade por dois dias.

Em publicação feita no X, antigo Twitter, O Levy disse que subestações localizadas na região oeste agora têm eletricidade, duas usinas termoelétricas retomaram as operações e outras duas retomarão as atividades "nas próximas horas". Fonte: Associated Press

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, vai se juntar a artistas neste sábado, 19, em um esforço para impulsionar sua candidatura nos Estados de Michigan e Geórgia, nas semanas finais da campanha para as eleições presidenciais nos EUA. A candidata democrata aparecerá neste sábado com a cantora Lizzo, nascida em Detroit, no Michigan, enquanto ocorre o início da votação antecipada presencial na cidade.

Mais de 1 milhão de residentes de Michigan já votaram por correio nas eleições de 5 de novembro.

"A eleição está aqui", disse Harris na sexta-feira, 18, enquanto fazia campanha pelo Estado decisivo.

A vice-presidente terá mais estrelas ao seu lado no sábado à noite, quando realizará um comício em Atlanta, na Geórgia, junto ao cantor Usher.

A votação antecipada também começou no Estado, com mais de 1,2 milhão de cédulas já foram contabilizadas nas votações presenciais ou por correio. Fonte: Associated Press

A Coreia do Norte disse neste sábado, 19, que encontrou os restos de um drone sul-coreano durante uma busca em sua capital, Pyongyang, alegando que isso prova que o exército do Sul estava por trás das supostas infiltrações de drones na cidade no início do mês. A Coreia do Sul descreveu a acusação como "unilateral" e "indigna de resposta"

O ministério da Defesa da Coreia do Norte afirmou que, se confirmada outra violação de seu território, espaço aéreo e águas pelo exército do Sul, isso será considerado uma "declaração de guerra e um ataque retaliatório imediato será lançado".

Segundo a agência de notícias oficial da Coreia do Norte, a Korean Central News Agency, uma investigação conjunta das agências militares e de segurança do país concluiu que o drone, que teria sido encontrado em 13 de outubro, era do mesmo tipo que apareceu em um desfile militar sul-coreano no início de outubro.

A Coreia do Norte acusou a Coreia do Sul de sobrevoar Pyongyang com drones em três ocasiões diferentes neste mês para lançar panfletos contra o regime norte-coreano. O país liderado por Kim Jong-Un ameaçou responder usando a força caso os voos voltassem a ocorrer. Fonte: Associated Press